segunda-feira, 6 de agosto de 2012

A História do Nado Sincronizado


O que é
O Nado Sincronizado, também conhecido como Natação Sincronizada, é um esporte que mistura elementos da natação, dança e ginástica. Ele consiste na execução, dentro de uma piscina, de uma rotina de movimentos ao ritmo da música. Esta modalidade esportiva pode ser disputada individualmente, em casal ou equipe.
Habilidades envolvidas
O nado sincronizado envolve o uso de várias habilidades por parte do atleta como, por exemplo, força física, arte, precisão, flexibilidade, controle de respiração dentro da água e graciosidade.
História
O Nado sincronizado era conhecido no começo do século XX como Ballet Aquático. A primeira competição ocorreu em Berlim, no ano de 1891. O nome nado sincronizado apareceu somente em 1933, durante o primeiro mundial, que ocorreu em Chicago.
No início, era um esporte praticado na maioria por homens. Porém, já na década de 1920 ele começou a se popularizar entre as mulheres, que atualmente, são a maioria na pratica do esporte.
O Nado sincronizado se espalhou pelo mundo através das apresentações do nadador australiano Annette Kellerman, que fez apresentação em Nova Iorque em 1907.
O nado sincronizado tornou-se um esporte olímpico somente em 1948 (somente exibição até 1968), nas Olimpíadas de Londres. Foi reconhecido como modalidade oficial somente nas Olimpíadas de Los Angeles (1984). Por ser uma modalidade olímpica, o nado sincronizado fará parte das Olimpíadas de Londres de 2012.
Competição e regras básicas
A competição ocorre em duas partes: exercícios técnicos e exercícios livres. Os juízes avaliam a desempenho dos atletas, pontuando com notas de, no máximo, 10 pontos. Os juízes levam em consideração a qualidade técnica, graça, delicadeza, sincronia dos movimentos com a música, criação artística dos movimentos.
Os nadadores perdem pontos nas seguintes situações: quando tocam o fundo da piscina, descansam na borda e olhar sem sorriso ou graça.
Associações
- Os eventos e campeonatos internacionais são organizados pela FINA (Federação Internacional de Natação).
- No Brasil é a CBDA (Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos) a responsável pelo esporte.
Curiosidades:
- Os nadadores podem ouvir a música mesmo em baixo da água, pois as piscinas possuem alto-falantes especiais que são instalados nas paredes internas da piscina.
- Os nadadores de nado sincronizado devem manter os olhos abertos embaixo da água.